...

...

Bizarre foods...

Epá, estive aqui a ver um programa na SIC Radical, de seu nome "Bizarre foods", que me deixou a modos que enjoada ( a expressão disso ainda continua na minha cara, mesmo enquanto escrevo este post).

O dito programa versa, como o próprio nome indica, sobre comidas bizarras ( eu chamar-lhes ia nojentas, assenta melhor na coisa).
Pois bem, lá no Oriente a malta apanha ratazanas, depela a ratazana, grelha a ratazana no barbecue e come a ratazana num belo churrasco com os amigos e familiares. Talvez regado a chá, que é saudável (confesso que não reparei o que bebiam).
E meus amigos, a visão da ratazana depenada (no caso depelada) na grelha, com a cartilagem da orelhinha bem direitinha (e, logo, espetadinha), é qualquer coisa que nem sei bem descrever.
Mas também fazem outro petisco com a ratazana, toda cortadinha aos bocadinhos e frita, tipo salada de polvo ou pica-pau. Mas com carnucha de ratazana.

Mas mais, os moços "cultivam" bichos da seda, retiram a seda para fazer tecidos e aproveitam os bicharocos, poēm-lhes sal a rodos, fritam-nos e comem-nos como se fossem amendoins. Ou tremoços. Segundo o jornalista, os bicharocos sabem a pipocas. A local prontificou-se a acrescentar " mas sem o sabor a manteiga" .

Posto isto, meus amigos, continuo com uma náusea e com uma cara de mete-nojo que é qualquer coisa. O que para quem gosta de coelho, caracóis e pezinhos de coentrada não deixa de ser curioso!

E agora de repente vieram-me à ideia uns quantos outros pratos típicos portugueses (tipo arroz de cabidela, iscas, codornizes, mão de vaca, língua de vaca (argh), dobrada, entre outros) que a malta aqui do ocidente europeu come com satisfação e entre familiares a amigos (no nosso caso normalmente acompanhado de tinto, que chá é para meninas, betinhas, e nada como uma boa vinhaça para acompanhar uma cabidelazinha suculenta... ). E parece que ainda fiquei mais enjoada.
No entanto, nada que bata a ratazana e o bicharoco da seda.

1 comentário:

  1. Pois é Margarida, somos mesmo uns bichos culturais! Se desde pequeninos tivessemos comida ratazana que bem que nos sabia... E realmente quem come caracóis e orelha de porco não pode falar muito! Mas também vi o programa e ia morrendo de náusea, mas eu o meu prioblema eram mesmo os buchos da seda. O meu pior pesadelo é estar um dia a morrer à fome rodeada de lagartas e afins! Que venham as ratazanas...

    ResponderEliminar