...

...

As coisas que a gente não sabe que os filhos sabem!

Ainda a propósito das ratazanas e das comidas esquisitas, no programa de que já aqui falei, a determinada altura dizia-me o meu homem que antes da ratazana ou a propósito da ratazana, já não sei bem ( foi antes de eu começar a ver), tinha estado a dar a malta a comer bilis.... Obviamente que ele, que contava, e eu, que ouvia, estávamos prestes a vomitar e com uma cara de nojo que traduziamos em expressões verbais de nojo, tipo "que nojo".
Claro está que surgiram logo perguntas acerca do que é a bílis, se eu já tinha comido ( blhecc), etc. Lá expliquei que a bílis é uma substancia ( não sei se é este o termo correcto) que intervém na digestão ( intervém, nao intervém?).
Daí passámos rapidamente para o sistema digestivo e o Martim ( 5 anos) disse: "eu sei o que é o sistema digestivo e a digestão". E passou a explicar, sob o meu olhar maravilhado e simultaneamente atónito.
"É assim, a gente come as coisas, os alimentos, o peixe, a carne, todas as coisas, e depois com o cuspo transforma -se numa pasta. Aqui - aponta para o peito- ainda é pasta. Aqui- aponta para o estômago- o corpo fica com as coisas boas da pasta, as vitaminas e isso, e o resto é cócó, que a gente faz. E o que bebemos e não presta é chichi".
Depois de recuperar da surpresa perguntei-lhe onde tinha aprendido. Respondeu que foi na escola, com a A.J., a educadora que tinha no ano passado.
Bom trabalho A.!

Sem comentários:

Enviar um comentário