...

...

Pelo menos uma vez no ano...

Há um ano foi assim:

"Estava eu aqui a pensar que, este ano, enquanto eu estou refastelada no meu Natal quentinho, de mesa farta, a receber e a dar imensas prendas (parte das quais não servirá absolutamente para coisa nenhuma), há muita gente que não tem muito que comer, nem muita roupa para se aquecer, enfim, que não tem aquilo que, duma maneira ou doutra, eu deito fora diariamente (mais que não seja por não lhe dar o devido valor)...
E a seguir pensei: vou ajudar alguma instituição neste Natal, nem que seja com €5.
E logo logo a seguir ocorreu-me uma ideia: vou propor aos meus consortes de escritório trocar a prenda do "amigo oculto" (até porque tenho imensos post its e bastantes viagens pagas a NY, duas das coisas que facilmente me podiam calhar) por uma iniciativa de alguma solidariedade, que pouco resolve mas sempre ajuda.
E pronto achei uma bela ideia! Propus-lhes, assim, que em vez do "amigo oculto" ; organizássemos um cabaz de Natal para doar à Ajuda de Berço, cabaz esse composto dos bens essenciais que eles necessitam este mês para alimentar/cuidar das crianças até aos 3 anos que, por serem vitimas de maus tratos ou da orfandade, por terem sido abandonadas, ou por terem nascido no sitio errado à hora errada (é verdade, é tão simples como isto, pois até para ser cão é preciso ter sorte) estão ao cuidado daquela associação.
Proponho-vos que façam algo semelhante este Natal e tenho a certeza que se vão sentir bem mais felizes com esta contribuição do que com qualquer prenda que recebessem do "amigo oculto" (à excepção, vá, da viagem a NY)! "

E lá pelo escritório sentimos-nos tão bem por ajudar um bocadinho que este ano vamos repetir, desta feita auxiliando a Comunidade Vida e Paz, que vai receber de nós, nos próximos dias, um cabaz com bens essenciais.

Como sei que posso ( e devo) fazer mais, mobilizei os meus filhos (de 6 e 4 anos) para esta missão que nos cabe a todos e que tenho tentado cumprir minimamente: a de sermos solidários e olharmos para além do nosso umbigo, pôs mais bonito que seja.
Assim, eu o Martim e o Gonçalo combinámos entre nós que este Natal eles recebiam menos uma prenda e que com esse valor íamos oferecer à Luana, de 6 anos, a boneca com acessórios que ela tanto deseja (projecto Um Brinquedo por um sorriso).

A Luana está num centro de acolhimento da Cáritas, em Viseu, e este Natal vai receber uma linda Nancy, com vários trapinhos.

Vai ficar tão feliz, a Luana. E nós também.




mags