...

...

Livros das férias

Praticamente desde que me lembro da minha existência que tenho o habito de ler. Faz parte de mim, sempre fez, embora com o passar dos anos o meu tempo e disponibilidade para a leitura tenha diminuído drasticamente, por causa das responsabilidades profissionais e do tipo de trabalho que tenho e que implica que esteja sempre a ler e a debruçar-me sobre livros e textos e afins, por causa dos filhos pequenos, por causa da conjugação dos itens anteriores com os outros aspectos da minha vida.
Nunca deixei de ler nem de ter pelo menos um livro na mesa de cabeceira mas a velocidade com que devoro livros e a quantidade de livros lidos foi bastante afectada durante uns anos, mesmo durante as ferias.
Mas agora que as crianças já estão maiores e já se entretêm com outras crianças na praia e na piscina consegui recuperar esse vicio que me faz tão bem, o de ler esparramada numa qualquer espreguiçadeira ou mera toalhita de praia.

E foram estes, os livros que li nestas férias:

"Mães como nós", um livro simples que relata vidas de mulheres como nós, com medos, receios, emoções, alegrias e tristezas que de uma forma ou de outra já todas vivenciámos.

"Darei vida aos teus dias", um livro que relata o drama de uma família normal, com dois filhos pequenos e com um terceiro a caminho, que subitamente de depara com uma doença genética rara que afecta uma das crianças sem que nada possam fazer para impedir ou reverter a situação. Um exemplo de força e de coragem. Uma prova de que o amor nos dá forca para muito mais do que à partida pensamos. Um livro que nos faz sentir pequeninos perante a vida, mas ao mesmo tempo nos dá a certeza que podemos ser enormes. Um livro que nos mostra que é possível dar vida aos dias quando não é possível dar dias à vida.

" O rapaz do pijama às riscas", um livro que relata a historia de um menino alemão que, devido ao trabalho do pai, saiu de Berlim e foi viver com a família para um local estranho, onde não havia crianças que pudessem ser seus amigos, onde apenas havia os que viviam de um lado da vedação e os que viviam do lado de lá da mesma. Um menino que, inocentemente, estava convencido que o lado de lá era muito melhor. Um livro angustiante. E fabuloso.

"Tudo sob ti", um romance leve que no inicio não fascina por aí além mas que à medida que vamos avançando na leitura nos vai prendendo à historia, acabando por se revelar um livro agradável de ler.

Agora, no regresso, estou a ler "A Cabana". E estou a gostar. Oportunamente deixarei aqui a minha posta de pescada.

Sem comentários:

Enviar um comentário