...

...

Não sei se chore ou se ria...

Uma tarde nos Juizos Criminais de Lisboa é sempre uma tarde bem passada.

Percepciona-se in loco esta triste realidade em que vivemos mas ainda nos rimos um bocadinho, desde advogados completamente apanhados do clima (mesmo) a arguidos com 20 anos e uma folha de registo digna de nota, é só escolher se rimos primeiro e choramos depois ou vice versa.

Uma levava ganza escondida nas cuecas para o namorado, que estava de cana no EPL, se descontrair um bocadinho e foi apanhada pela guarda prisional na revista da entrada. 20 anos, desempregada, pena suspensa, um filho, a morar numa casa da Câmara mas sem pagar renda porque não tem dinheiro nem trabalho. O MP pediu prisão domiciliaria. Bem sei que é crime mas por amor de Deus, era uma ganza não eram 100 gramas. E além disso o pobre coitado do namorado nem lhe sentiu o cheiro (nem a ela, que foi detida, nem à ganza) quanto mais fumá-la...

Outro foi roubar cobre a uma obra e foi apanhado. €35, era o valor. O cobre foi de imediato restituido ao seu dono. O rapaz tem um filho de 9 anos embora não pareça, ele proprio, ter mais do que 20. E uma folha de serviço espectacular, digna de alguem que já viveu 3 vidas de crime... Só em condenações em multa por condução sem carta já tinha tirado todas as cartas (carro, moto, camião e barco) e ainda comprava pelo menos um carrito em segunda mão.

Outro tinha o vidro do carro partido e o policia zeloso que detectou a coisa foi à procura dele e quando o levou até à viatura, enquanto se certificava que o carro era dele, encontrou lá dentro uma espingarda e uma catana, obviamente ilegais, que o senhor guardava no carro porque estava a mudar de casa. Fez-me lembrar a historia de um amigo meu que em tempos foi apanhado a guiar com uns copos e foi para a esquadra e quando lá estava apareceu um homem a guiar uma motoreta e a queixar-se que ia a entrar em casa quando levou com um azulejo ou uma pedra, já não me recordo, que um vizinho atirou pela janela e lhe acertou em cheio na mona. Até aqui tudo bem. O problema é que o queixoso estava alcoolizado e como ia a guiar a motoreta ficou detido. Parece anedota, mas não é.

Um advogado que lá andava era completamente tresloucado e enquanto decorriam os outros julgamentos falava sozinho, ria, gesticulava. Ah, e em 10 minutos explicou ali a todos os presentes na sala (antes da juiz entrar, ao menos isso) que esta crise se resolvia facilmente se o Banco Central Europeu emprestasse dinheiro aos paises  à mesma taxa de juro que empresta aos bancos. E ia por aí fora, se a Meretissima não tivesse entrado (embora ainda tivesse continuado a sua explicação durante a entrada da dita, mas depois como ninguem lhe ligou nenhuma lá se calou).

A juiz, fantástica. O procurador do Ministerio Publico tambem (à excepção da prisão domiciliaria para a miuda da ganza). Não lhes gabo a sorte e muito menos a profissão.
E pronto, é destas merdas que os tribunais estão entupidos. E eu, que já não ia há anos aos juizos criminais, constatei que pouco mudou. Nem sei se ria se chore. Ou ambos.

Quanto ao que lá fui fazer depois conto, quando o meu julgamento acabar, que com estas merdilhices todas no meu julgamento apenas foi ouvido o meu cliente, arguido num processo de difamação que lhe foi movido por um medico apanhado dos cornos e arrogante até mais não, e como já era tarde e temos que voltar na proxima semana para ouvir as 8 testemunhas, que lá estiveram 3 horas a conviver no hall.

1 comentário:

  1. Querida Margarida, bem vinda ao mundo real! Eu por acaso até sei que tu és uma pessoa que se preocupa e que não fica indiferente ao que se passa à sua volta, mas nada como um banho desses de realidade para se perceber o estado deste país... Mas pensa que não é só aqui, é geral, ainda temos muito andar em termos de evolução civilizacional...

    ResponderEliminar