...

...

Isto só visto!

Apesar de haver coisas bem mais graves a afectar este nosso Portugal, não pude deixar de ficar estupefacta com o " pequeno lapso" referente à inclusão de um livro de poesia para adultos da Alice Vieira no Plano Nacional de Leitura, mais propriamente como livro recomendado para alunos do 2 ano ( no meu tempo, 2 classe).
E porquê? Porque pensava eu, na minha ingenuidade, que para efeitos da inclusão no Plano Nacional de Leitura haveria alguém, com competências para o efeito, que lia os livros, os analisava ainda que sucintamente, verificava a conformidade dos mesmos com os objectivos de cada ano de escolaridade e, consequentemente, os incluía exactamente onde? No Plano Nacional de Leitura, claro está, e recomendado para determinado ano de escolaridade.

Pois que não. Parece que não é nada disso. Parece que é a olho. Do tipo, "Alice Vieira, Rosa minha irmã Rosa, Lote 12 2 Fte, Chocolate à Chuva, putos. Putos, novesfora, 2 ano. Feito."
Deve ser isto... pensando bem talvez seja este critério que explica que a Luisa Ducla Soares seja recordista absoluta de presenças no PNL (não tenho a certeza que seja, mas no pódio deve estar). Ou que continuem a obrigar as crianças de 12 anos a ler esse terror da literatura lusa que é o "Bichos", do Miguel Torga (embora reconheça a eficácia deste livro para que as crianças passem a odiar ler, o que em alturas de crise como a que vivemos dá sempre jeito, que os livros estão caros comó catano).

Ora, salvo melhor opinião, este "lapso" não só demonstra uma total incompetência e inutilidade de quem dirige o programa como revela um total desrespeito pelos autores, pelos alunos e pelos pais, que andam todos contentes a pensar que seus rebentos andam a ler os livros que são mais adequados para as suas idades e para os objectivos do ano de escolaridade que frequentam e no entanto...
”Ó Ruben, tu não leias essas porcarias do Geronimo Stilton, tu lê os livros do Plano Nacional de Leitura que esses é que são bons livros, e para a tua idade".

Por outro lado, fico descansada por não ser utilizado o critério da mesa de cabeceira, senão nas ferias do Natal ainda tinha o puto a ler as não-sei-quantas sombras de Grey...


1 comentário: