...

...

Até as crianças se indignam

Esta semana o Gonçalo perguntou-me o que era isto dos impostos e do aumento da carga fiscal e porque é que toda a gente está tão chateada com isso.
Pensei durante uns segundos sobre a melhor forma de lhe explicar e acabei por dar-lhe a seguinte explicação:
Eu - "Então filho, as pessoas trabalham e ganham um ordenado mas pagam ao estado uma parte do que ganham, têm uma casa e pagam todos os anos um imposto por terem essa casa...e agora querem aumentar muito o valor desses impostos"
Ele - "Não percebo..."
Eu - "Vou dar-te um exemplo. Tu tens uma semanada de €5. Eu pago-te a semanada e tu tens que entregar €1,50 ao Estado, ao governo. Isso é um imposto."
Ele - "Mas isso não é justo, assim eu afinal não ganho €5, só ganho €3,5..."
Eu - "Exacto, é por isso que as pessoas protestam, porque agora querem que paguem impostos mais altos. Por exemplo, no caso da tua semanada agora irias pagar mais, talvez €2..."
Ele - " Granda lata, assim só fico com €3 de semanada...e isso não dá para nada"
Eu - "Pois...."

E poupei a explicação da sobretaxa e do aumento sobre as casinhas do Lego, senão no fim de semana não me safava a ir a uma manif de protesto...

E fico por aqui não vá o Gaspar ser um leitor assiduo do meu blog e retirar daqui ideias de começar a taxar as semanadas dos putos, aplicando aos pais uma espécie de retenção na fonte e impondo que os valores auferidos pelas criancinhas a titulo de semanada (ou como prenda dos avós) entre como rendimento do agregado...
Mas também, se for esse o caso, é mais uma má previsão do Gaspar, que a partir de Fevereiro ou Março acabam-se estas benesses infantis e, consequentemente, a receita fiscal.

Sem comentários:

Enviar um comentário