...

...

Mais Associação, Melhor Educação

Ontem foi dia de festa. Festa da Associação de Pais da escola da cria mais velha,  de cujos órgãos sociais fiz parte nestes ultimos anos. Um ciclo que chegou ao fim e que encerro com um balanço muito positivo, embora com  o sentimento de que podia ter feito mais... mas as forças não chegam para tudo e no fim há sempre alguma coisa que fica para trás.
Nestes anos conheci pessoas muito diferentes de mim mas que como eu acreditam que é possivel fazer, que é possivel conseguir, que é possivel mudar.  Pessoas que, sendo tão diferentes e não se conhecendo de parte nenhuma,  se juntam e trabalham como um todo, de forma completamente gratuita, nos seus tempos livres, em detrimento das suas familias, contra ventos e tempestades. E a verdade é que mudámos algumas coisas e fizémos muitas outras.
Na memória levo momentos intensos (no bom e no mau sentido), reuniões até as tantas, gargalhadas conjuntas, problemas que pouco a pouco fomos superando e problemas que infelizmente não conseguimos resolver e com os quais tivemos que aprender a conviver.
Na memória levo pessoas fantásticas, que trabalharam muito, muito mesmo, a quem aqui agradeço "publicamente": Cristina, Raquel, Anabela, Marina, nada teria sido possível sem o vosso trabalho diario e dedicação,  obrigada por terem dado tudo de vocês. Tudo e mais umas botas, na verdade.
Na memória levo um conjunto de funcionarias de ATL, que com parcos ordenados e condições de trabalho, sempre deram tudo, com dedicação e empenho. Os elogios e agradecimentos dos pais são a prova de que também com a equipa fizémos um bom trabalho e de que a equipa merece os nossos agradecimentos e tudo o que, embora pouco, pudémos fazer por ela.
Na memória levo também uns energumenos que por lá passaram, com o intuito de retirar algum beneficio ou prestigio. A estes nem dispenso palavras, mas também estes vou guardar na memória,  para me lembrar a pessoa que não quero jamais ser, pequenina,  interesseirinha, despotazinha, deslumbrada com o poderzinho de achar que manda em alguma coisa. Como tantos que há por aí.  Cruzes canhoto.
No coração levo esta experiência engrandecedora,  que me colocou frente a frente com realidades de vida tão distantes da minha, que tantos nós me deixou na garganta, que me permitiu fazer sem esperar receber coisa nenhuma, que sem dúvida fez de mim uma pessoa melhor.

No fim, fica a certeza de que não podemos mudar este mundo em que vivemos mas a certeza ainda mais forte de que podemos sem dúvida torná-lo melhor e fazer por isso todos os dias, nas pequenas coisas, dando um pouco de nós,  recebendo um pouco dos outros.
E nas escolas dos nossos filhos podemos concerteza fazê-lo. Temos a obrigação de o fazer.

Obrigada a todos os meus companheiros de viagem. Foi um prazer fazer parte deste projecto.

2 comentários:

  1. Querida Margarida, nós também temos que te agradecer e muito! Sem ti, muito do que nós fizémos para melhorar esta associação não teria sido possível...
    Foste uma peça fundamental deste puzzle que construímos do nada, e que juntou um conjunto de pessoas fantásticas que tinham apenas como objetivo fazer algo de bom pela escola dos seus filhos.
    Todos demos o que pudemos e às vezes o que não podíamos...
    Fizemos o que foi possível, com as condições que tínhamos à partida e que não eram as melhores...
    Mas posso dizer-te que a tua colaboração foi imprescindível!
    No fundo, crescemos como pessoas, todos juntos...
    Este ciclo termina, mas outros virão e vais ver que ainda nos vamos meter em novas aventuras, porque isto da participação cívica e da cidadania está-nos no sangue.
    Obrigada por tudo!
    PS: E não terás ainda alguma acta para fazer? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela tua rica saude não me desafies para mais nada! E quanto às actas sim, tenho uma para fazer e duas para passar a livro, estou à espera que a Presidente me entregue o livro de actas :)))

      Eliminar