...

...

A arma mais poderosa é o empenho.

Ontem tivemos uma festa organizada pela escola da cria mais velha.
Uma festa solidária,  que visava angariar bens alimentares e de higiene para duas instituições do concelho.
Uma festa que foi o culminar de uma iniciativa promovida por um professor de uma turma de 4 ano (não a da minha cria), sob a epígrafe de Educar para a Cidadania. Mas este professor implicou de tal forma os alunos da sua turma nisto que os alunos implicaram os pais e todos juntos implicaram a escola, que por sua vez implicou os alunos das outras turmas e suas familias, fazendo esta festa.
Meninos de diversas idades, de várias raças e credos, originários de outros paises e culturas, participaram nesta festa. Exibições de karaté e hip hop. Mini sarau de ginastica (fantástico, por sinal). Pais a tocarem acordeão com filhos. Filhos a cantarem com pais. Canções em inglês cantadas pelos meninos, do jardim  de infância ao quarto ano. A turma inteira a cantar um hino à paz, com letra dos alunos e musica dos pais, que acompanharam à guitarra. Musicas de rap compostas e cantadas por alunos, num apelo à paz, solidariedade e ajuda mútua. Uma professora a cantar fado (e bem), acompanhada à guitarra por dois pais. Uma menina de origem ucraniana a cantar uma canção de esperança na sua lingua natal, com o orgulho e comoção dos pais, mesmo sentados à  minha frente.
Uma escola pública, dos subúrbios de Lisboa.
O exemplo que de nem tudo depende de dinheiro e de que a vontade e o empenho são a melhor ferramenta para a acção social e cívica.
A prova provada e comprovada de que as pessoas é fazem a diferença.
Obrigada professor Nuno. Mesmo.

2 comentários:

  1. Obrigado pelas palavras, pela sensibilidade e pelo carinho com que se refere à nossa Porto Pinheiro (nossa filha e nossa mãe) é assim que a sinto, tal como outros colegas, desde o dia em que entramos nela para a abrir em setembro de 2010.
    A PP é a nossa casa, os nossos alunos são um prolongamento de nós. Esta escola, não tem muitos meios, mas, está assente numa base sólida de compreensão, partilha, união e muito amor…

    ResponderEliminar
  2. Quem faz com amor e dedicação faz bem e a prova está à vista. Mais uma vez obrigada, são estas coisas que nos fazem continuar a acreditar que é possivel.
    Os meus sinceros parabéns pela forma como exerce a sua profissão apesar do contexto em que, infelizmente para todos, a mesma tem que se desenvolver.

    ResponderEliminar