...

...

Ainda ganho um Oscar

Amanha vou estrear-me na arte da representação.
Não, não vou fazer uma novela da TVI.
Não, não vou participar num anuncio publicitário.
Não, não fui escolhida num casting para um filme internacional nem tão pouco para uma produção lusa.
Vou, sim, participar numa representação de teatro-fórum, a realizar pela Associação de Pais da escola dos meus filhos (e de cuja Direcção faço parte ) nas duas escolas de 1ciclo que fazem parte do Agrupamento.

E em que consiste isso, perguntam-me vocês ( e muito bem)?
O teatro consiste em recriar uma cena de bulling, em que 3 agressores abordam uma vitima que brinca sozinho (um gordinho na representação da manha e um caixa-de-óculos na representação da tarde), chamando -lhe nomes, gozando com ele e roubando -lhe o seu Beyblade.
Ao mesmo tempo 4 espectadores assistem à agressão sem nada fazerem para a parar, não obstante alguns deles discordarem da atitude dos agressores.
Enquanto a representação decorre, o narrador/facilitador vai explicando e a determinada altura paramos todos enquanto os alunos são chamados a pronunciar-se, dizendo se concordam com a postura dos espectadores ou se acham que deviam fazer alguma coisa e, em caso afirmativo, o quê. Após as sugestões, os alunos serão chamados a participar activamente na representação, que decorrerá conforme o desfecho que os alunos escolherem.

A ideia é sensibilizar alunos e professores para este tema do bulling e da violência escolar, transmitir aos alunos que devem ter um grupo de amigos e defender os seus amigos e mostrar-lhes que ficar a ver sem nada fazer só porque não é com eles é tão cobarde como agredir os mais fracos e desprotegidos.

Adivinhem lá qual é o meu papel? Uma dica: uso lentes de contacto, apesar de já ter sido mais magra ainda não posso ser considerada anafada e ficar a ver na plateia não é, como sabem os que me conhecem, meu timbre.
Exacto, serei uma agressora.
E a quantidade de calduços que os pobres do gordo e do caixa-de-óculos levaram hoje no ensaio, coitadinhos! Desconfio até que encarnei tão bem a coisa que é desta que os meus filhos vão andar na linha comigo, finalmente....

Amanha conto a reacção dos meninos.

Sem comentários:

Enviar um comentário