...

...

Adeusinho

Este ano que agora termina foi um ano dificil. Emocionalmente dificil. O mais difícil de todos os da minha existencia no que a emoções respeita, diria eu...
Mas acabou (aleluia). E apesar de ter sido, na globalidade,  um ano menos bom, a noticia de que estou curada desta grande patite que me acompanhava há uns anos fez o ano valer a pena.
E tive trabalho. E não passei dificuldades financeiras. E continuo com os meus perto de mim.
Por isso, obrigada 2013. E adeusinho.

E agora...

... vou dormir que amanhã começa a minha vida de excêntrica. Refiz as contas e decidi que serão at least 5 milhões.
OUVISTE UNIVERSO? SENTISTE A MINHA CONVICCAO?  PERCEBESTE A INTERIORIZACAO JA EFECTUADA E CONSOLIDADA?

Às vezes mais vale estar calada

Martim - "Mãe, um miudo do segundo ano imprimiu um papel a dizer Se nao gostas do Benfica vou-te ao cu"
Eu - silencio
Gonçalo - "Quê?!"
Martim - "Se não gostas do Benfica vou-te ao cu"
Eu - (atónita)  "Imprimiu e levou para a escola um papel a dizer isso?"
Gonçalo - "Que estupidez, "vou-te ao cu", isso nem faz sentido nenhum..."
Eu - silêncio (há assuntos que é melhor nem desenvolver).

O Segredo é uma treta!

Em tempos passei os olhos pelo livro O Segredo,  mas confesso que não consegui ler até ao fim.

Acredito que a forma como encaramos as coisas têm influência na forma como as mesmas se desenrolam,  aceito que pensamentos positivos fazem com que a vida flua melhor (mesmo que esteja uma grande merda se acreditarmos que vai melhorar é menos mau), acredito que pensamentos negativos potenciam acontecimentos negativos.
Mas daí a acreditar que se pensarmos coisas boas, com muita convicção,  elas acontecem...

Veja-se o exemplo dado no livro a propósito do dinheiro. Escreve a Dona Rhonda que não basta querermos muito que nos saia um prémio em dinheiro para que isso aconteça.  É preciso, segundo a guru de serviço do livro, que a nossa actuação seja conforme ao nosso pensamento, que ajamos como se já tivéssemos o guito, que lhe arranjemos destino.
Ora eu faço este exercicio há anos. Do milhão de euros que vou receber,  sei exactamente quanto vou gastar no carro, na casa de ferias, em tratamentos de beleza (cujas clinicas até já tenho escolhidas), para onde vou de ferias e qual o roteiro que vou seguir. Sei exactamente com quanto vou ajudar algumas pessoas, embora, confesso, já tenha refeito as contas várias vezes. Tenho interiorizado de tal maneira que até já comecei a gastar o milhão que está para vir.

Só que o filha-da-outra-senhora do prémio ainda não me saiu, dá para acreditar?! Mas eu sei porquê,  porque  vai ser amanhã.
Eu acradito, como diria o outro (e deve funcionar porque não diz 3 palavras seguidas e já tem o seu milhão há muito...).

Espectacular espectacular...

... é o teu filho ter que fazer análises às fezes. E tu teres que fazer a recolha das ditas, para o recipiente devidamente esterilizado,  com uma colher de plástico.  E a recolha  se proporcionar 10 minutos depois de acabares de jantar.

Assim de repente é das coisas mais espectaculares que me aconteceram nos ultimos dias. E ainda mais espectacular é o facto de isto se repetir por mais 2 recolhas.

Estou que nem posso, de contente.

Das segundas que parecem sextas...

Hoje foi um dia daqueles, uma segunda feira que acaba e que me deixa num estado de ser sexta feira.
Ora vejam lá.

Pela manhã,  análises ao sangue com a cria pequena, com o aperto no peito que isso implica.  Apesar de se ter portado como um homenzinho, o meu Martim, não é nada facil manter a calma quando se tem um filho ao colo a ser picado e a tirar sangue. E então depois de pagar 197€ pelas análises (e de memtalmente proferir todos os palavrões que conheço,  em catadupa), a minha disposição ficou em alta...

Depois de deixada a cria na escola, rumo ao trabalho e por lá fico até as cinco da tarde, hora em que me ligam da escola do Gonçalo a dizer que ele ia a passar a porta quando uma menina resolve dar um pontapé na dita, que fecha, com a mão do meu filho lá no meio. Entalada, portanto. Lá saio eu do escritório a correr, novamente com um aperto no peito,  para ir buscar a cria e levá-la ao hospital. Depois de feito o rx e de se confirmar que felizmente era só uma contusão e não uma mão partida, paguei 76€ e vim me embora, ja sem o aperto no peito mas com um grande vazio na carteira.

Mas como mãe não tem tempo para lamechices, quando cheguei a casa toca de reformular o anjo de Natal (que ontem não lhe pus olhos nem cabelo e isso obviamente não foi do agrado da cria), de acabar a story box (raios partam a Alana e a cabra da rena) e de fazer a árvore de natal (que daqui a nada a época ja passou e a arvore nem ve-la).

Tive, portanto, um dia fantástico e sossegadito. Nem caibo em mim de contente por ainda ter 4 dias de trabalho pela frente antes de ser sábado...

O que vale é que é já é Natal cá em casa!

Está na hora...

... de mudar o look deste blog, que estas cores e estes sacos já me começam a enervar.

Se eu fosse uma blogger à séria alguem faria isso por mim mas como não é o caso, tenho que arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. É o meu karma, tenho sempre que ser eu a fazer....

Tudo eu, tudo eu....

Mãe é para isto mesmo...

Este fim de semana os meus filhos trouxeram várias tarefas para (os pais) fazerem, a saber: um anjo de Natal, a decoração de uma meia de Natal, uma story box do Natal de Alana (seja lá quem for a Alana).

As duas primeiras estão feitas. A story box está em fase de construção.
Como sou uma verdadeira cepa nestas coisas dos trabalhos manuais tenho alguma difículdade em levar estes projectos a bom porto mas lá fiz o que pude. E 20 anos (ou mais) depois voltei a fazer tricot!

Ora cá estão as obras.








mags

Repito e volto a repetir

Depois de anos e anos a sentir a Igreja Catolica longe do mundo em que vivo e de, consequentemente,  me sentir cada vez mais afastada da igreja em cujos principios fui educada, eis que surge o Papa Francisco, uma lufada de ar fresco.
Este Papa tem-se revelado, ao contrário de (todos os) outros, uma pessoa que vive no mundo real, que não nega o obvio, que não defende o que nos nossos dias e no nosso mundo é indefensável,  que tem consciência cristã na verdadeira acepção da expressão. 
Todas as noticias que têm vindo a público, todas as declarações que este Papa tem feito, todas as posturas que tem assumido, fazem com que, aos poucos,  devagarinho, me reconcilie com a igreja e volte a acreditar, ainda de forma muito leve, é um facto, nos intuitos beneméritos da fé cristã e da Igreja Católica,  no altruismo que a mesma deve postular e praticar,  no carácter de quem a representa.

E questiono-me se, tendo este Papa sido eleito pelos demais representantes da igreja (que suponho conheciam as suas ideias, convicções e praticas) não têm estes vivido aprisionados por uma igreja com a qual na verdade não se identificam e que reconhecem estar completamente out...

Digo e repito: cada vez gosto mais deste Papa,  até tenho receio de um destes dias vir a  público qualquer faceta negra e até agora desconhecida.

Ainda vim a tempo

Consulta do Martim no pediatra marcada para as 17h30.
Como já sei o que a casa gasta vim mais tarde, coisa pouca, 45 minutos mais tarde.
Passaram já 45 minutos desde que aqui cheguei. 1 hora e meia desde a hora em que supostamente a consulta deveria acontecer.

Para a próxima vou ser mais ambiciosa e vou dar um pulinho ao cabeleireiro...


mags

Fotossintese

Adoro, nestes dias de frio em que o sol brilha, ir dentro do carro, a ouvir boa música, completamente encasacada e com o sol do início da tarde a bater-me na cara.
Rejuvenesço e fico bem disposta para algumas horas.

São as maravilhas da fotossintese!


mags

Sugestão de prenda de Natal

Entrámos no mês de Natal. E eu que sou uma querida vou fazer aqui umas sugestões de presentes que vocês,  homens, podem oferecer às vossas amadas. E as sugestões valem para o meu homem, OUVISTE amor?

Por exemplo,  uns botins da Lemon Jelly. São girissimos, confortáveis,  com um cheirinho delicioso (verdade) e 100% nacionais.
Tenho as castanhas da foto e ficava mesmo mesmo agradada se recebesse as pretas que tambem lá estão. 
O número é o 37. Vendem-se na sapataria cá do bairro, ao lado do cabeleireiro, em frente ao café, 'tás a ver onde é?

Ingenuidade é algo que não lhe assiste.

Hoje a minha cria mais nova, com um ar solene, informou-me que precisava de um favorzinho meu, mas que era preciso que eu nao contasse nada à professora Isa nem às outras professoras. Além de preciso, era mesmo importante que eu não contasse.
Questionado acerca da natureza do favor, respondeu-me ele:
"Preciso que escrevas um papel a dizer que eu sou alergico a laranjas e a bananas, que se eu for alergico nao tenho que comer e posso comer outra fruta e se disser que não gosto não me deixam comer mais nada. E tu sabes que eu não gosto, escreves o papel e fica resolvido.  E assim eu como fruta, para ficar saudável. "

Engendrou a história toda, portanto. Este miúdo tem cá uma folha de servico...

Tenho saudades tuas.

Hoje fazias anos. Se não tivesses partido.
Hoje lembrei-me de ti, porque se nao tivesses partido hoje farias anos.
No Natal lembro-me de ti, porque se não tivesses partido virias a minha casa comer a segunda ceia. E o que eu gostava de te ter em minha casa, de ver a tua satisfação por estares connosco, o que eu gostava de ter-te por perto, mesmo sofrendo ao ver-te cada vez pior.
Quando passo a Ponte Vasco da Gama lembro-me sempre de ti.
Quando se fala em Alcochete lembro-me sempre de ti.
Quando o teu Benfica esteve quase a ganhar quase tudo lembrei-me de ti. E quando perdeu tudo o que esteve quase a ganhar também me lembrei de ti.
Quando ouço Eurythmics lembro-me de ti.
Lembro-me tanto de ti, todos os dias.
Lembro-me do que foste e do que foste para mim. Um padrinho de baptismo fruto do acaso. Um padrinho de casamento por escolha minha. Um tio por escolha de alguém.  Quase um pai por escolha tua.
Levavas-me à ginástica.  Levavas-me ao musgo para fazer o presepio. Brincavas comigo na praia, na rua, em casa. Ensinaste-me a andar de bicicleta e de patins. Ensinaste-me a nadar e a fazer o pino. Tratavas-me exactamente como tratavas o teu filho. E eu gostava de ti como de um pai. Um pai que na verdade também foste, durante 10 anos da minha vida.

Acho que nunca te disse nos olhos o quanto te amava e o quanto significavas para mim. E lamento-o. Tal como lamento a (má) sorte que a vida te reservou, a doença que te assolou ainda tão novo, o sofrimento que viveste durante grande parte da tua vida. Nunca saberás como lamento, infelizmente para nós dois.
Sei que partiste e finalmente descansaste. Sei que se não tivesses partido irias sofrer ainda mais, se é que isso é possivel.
Resta-me o consolo de ter tantas recordações tuas, boas recordações,  recordações que fazem parte da pessoa que sou. Resta-me o consolo de continuares vivo no meu coração. Resta-me o consolo de acreditar que estás em paz, estejas onde estiveres...
Mas tenho tantas saudades tuas. E gostava tanto de hoje estar a dar-te os parabéns, Quim.